Jake Gyllenhaal é capa e recheio da nova edição da revista The Sunday Times Style, onde ele fala sobre sua experiência como tio, seu vício pelo programa Bake Off Reino Unido e mais. Confira as fotos e a entrevista abaixo:

“Lamento não estarmos juntos pessoalmente, porque você seria capaz de sentir o cheiro da bergamota”, diz Jake Gyllenhaal enquanto conversamos no chat de vídeo, e ele abre um sorriso atrevido. Ele é o rosto e o corpo da nova fragrância da Prada, Luna Rossa Ocean (você deve ter visto o anúncio, feito por Johan Renck, o diretor de Chernobyl e Breaking Bad), e estamos discutindo seu interesse pelo seu próprio estilo – “uma expressão em uma única mente”, como ele diz – um assunto que ele deseja explorar, mas não pelos motivos que você imagina. De todos os dramas recentes da internet sobre Gyllenhaal, um ficou na minha mente: que aparentemente ele não toma banho o suficiente.

Recentemente, quando você e várias outras celebridades apareceram no noticiário dizendo que não gostavam de tomar banho – o que foi aquilo?

“Eu não sei! Acho que alguém me perguntou sobre minha rotina de banho – o que eu achei um pouco invasivo. E então minha resposta foi que eu faço de tudo, às vezes. E o que eu recebi de volta foi que eu não tomo banho. Tudo bem – nunca fui acusado de ser fedorento. Está bem. Claro que eu tomo banho. No perfume Luna Rossa, diariamente.”

O devaneio olfativo de Gyllenhaal é repentinamente interrompido pelo som de um cachorro latindo furiosamente.

“Quem é ele?” ele pergunta. Fico mortificada em dizer a ele que é meu cachorro, Chips, que entrou na sala.

“Chips!” Ele fala com o cachorro. “Oh, Chips é tão fofo. Oh, ele é tão fofo. Oh, oi, Chips!”

Não achei que Gyllenhaal fosse rir, mas lá está ele, na tela de vídeo na minha frente, em casa em Nova York, rindo. A estrela de Brokeback Mountain indicada ao Oscar tem pensado muito sobre sua vida durante o lockdown. Ele fez 40 anos em dezembro e decidiu que, embora esteja “orgulhoso de minhas conquistas, principalmente profissionalmente”, pode ter perdido o lado mais pessoal da vida. “Percebi o quanto gostaria de ser mais divertido”, diz ele. “Então isso é uma grande coisa. Estou tentando superar isso.”

Ele está atualmente sentado em uma sala branca vazia, vestindo uma camiseta branca simples, o que cria um vazio que não faz um bom trabalho em me ajudar a separá-lo dos personagens muitas vezes assustadores, intensos e inescrutáveis que ele interpreta em filmes como Nightcrawler e Jarhead. Mas ele mudou. “Não se passou um dia nos últimos dois anos que eu não tenha feito o jantar em casa ou comido na casa de outras pessoas. O que para mim levou a conversas muito mais profundas, noites muito mais longas. Muito mais conversas vulneráveis.”

Ajudado, sem dúvida, por todos os episódios de Bake Off Reino Unido que ele tem assistido. Sim, Bake Off. Ele mencionou durante o verão que era fã do programa. Porque? Ele diz, pensativo, que é “sempre atraente para mim ver que tipo de piadas ridículas sairão dos apresentadores de comédia”, uma frase que me faz pensar que podemos ter mais trabalho a fazer em suas brincadeiras divertidas. Então, ele gosta de fazer o bolo Alaska (bolo com sorvete e merengue) em casa e vê-lo desmoronar no forno?

“Quero dizer, sim, eu faço. Eu cozinho muito em casa.”

Você faz? Você faz o Alaska?

“Oh, o bolo Alaska, essa é a sua fantasia. Mas se você quiser, posso fazer isso por você, se um dia nos encontrarmos pessoalmente.”

Se eles fizerem outro episódio com celebridades, você viria para a Grã-Bretanha e participaria dele?

“Absolutamente não. Mas gostaria de pedir a Prue Leith que doasse um de seus pares de óculos para uma instituição de caridade com a qual trabalho. Se ela mudou a prescrição ou algo assim. Porque os óculos dela são os melhores e todas as semanas mal posso esperar para ver quais ela vai usar.”

É neste ponto que começo a me perguntar se Gyllenhaal está me trolando.

“Ela é uma pessoa cujo comportamento eu aspiro ter.”

Ele está definitivamente me trolando.

“Ela é sempre muito generosa quando algo realmente não está bom.”

Ele é um verdadeiro admirador da Inglaterra, pelo menos, e diz que viveu em Londres por vários anos de sua vida quando fazia filmes, e adora as folhas, as árvores. Ele adora passear com os cachorros aqui “porque você pode deixá-los sem coleira. Você não pode fazer isso em um parque em Manhattan por causa do medo de outras pessoas.”

Gyllenhaal, que cresceu em Los Angeles em uma família da indústria, com seu pai, Stephen, um diretor e sua mãe, Naomi Foner, uma roteirista, está claramente no meio de uma grande mudança em sua vida. Mesmo assim, fui avisada de que ele não falará sobre relacionamentos nas entrevistas. Nem sobre suas ex-namoradas Taylor Swift, Kirsten Dunst, Reese Witherspoon e Natalie Portman, nem sobre sua atual namorada, Jeanne Cadieu, uma modelo francesa de 25 anos. E presumidamente não o fato de que sua irmã, Maggie, também uma atriz de sucesso, se casou com o ator Peter Sarsgaard e teve duas filhas um tempo atrás, enquanto ele nunca conseguiu se estabelecer. No entanto, ele claramente quer falar sobre isso de alguma forma.

O despertar de sua vida envolveu o comprometimento com seus deveres de tio. As duas filhas de Maggie são “de verdade, e não estou dizendo isso apenas porque é uma entrevista, duas das pessoas mais incríveis. Elas vêm de uma longa linha de mulheres incríveis e são ainda mais incríveis do que as anteriores.” Tendo passado a maior parte de sua vida apenas vendo-as de passagem “em um jantar ou algo assim”, ele decidiu que era hora de intensificar seu papel de tio e começar a tê-las “vindo para ficar comigo, você sabe, quando minha irmã e meu cunhado precisam de uma folga e, na verdade, de ter tempo para dizer: vamos passar cinco dias juntos. Conhecê-las e observá-las crescer e realmente sentar e ouvir suas experiências e as coisas pelas quais estão passando.”

Ele as deixa estar no comando e dá a elas liberdades que elas não poderiam obter em outro lugar, “porque elas estão além de ser só uma dupla. E elas realmente não ficam em seus telefones. O pai delas as ensinou muito sobre o ar livre e o campo, é muito importante para ele. Então, elas acham as árvores mais interessantes do que os telefones, o que é uma raridade.” Mas elas assistem seus filmes, certo? “Não!” diz ele, ligeiramente horrorizado.

Ele menciona Greta Thunberg como uma figura inspiradora e também tem gostado de ler o brilhante livro de Rachel Cusk, Coventry, e acredita que as mulheres “são superiores aos homens” de várias maneiras, incluindo desenvolver um senso de mortalidade mais cedo do que os homens – ele diz que só agora percebeu que não viverá para sempre.

Profissionalmente, ele também passou algum tempo trabalhando em um filme extraordinário para a Netflix, chamado The Guilty. É baseado em um filme dinamarquês que ele viu no Festival de Cinema de Sundance e sentiu que poderia ser refeito de maneira interessante em um cenário americano. Ele estrela como um policial que entra em uma situação psicologicamente desesperadora enquanto atende uma chamada de emergência de uma mulher que parece ter sido sequestrada.

Falamos sobre seus papéis de grande sucesso como Donnie Darko e Brokeback Mountain (pelo qual ele foi indicado ao Oscar em 2006), dos quais ele continua muito orgulhoso. Eu pergunto se ele acha que haveria uma reação diferente para dois atores heterossexuais como Heath Ledger e ele sendo escalado para um grande filme gay como Brokeback hoje em dia. Ele pensa sobre isso e suspira.

“Aaahh. Eu não sei. Talvez? Parte da medicina de contar histórias é que éramos dois caras heterossexuais interpretando esses papéis. Havia um estigma sobre fazer um papel assim, sabe, por que você faria isso? E acho que foi muito importante para nós dois quebrarmos esse estigma”, diz ele. “Mas, novamente, acho que isso abriu o caminho para as pessoas dizerem, você sabe, pessoas de todas as experiências diferentes deveriam desempenhar mais papéis, que não deveria ser limitado a um pequeno grupo de pessoas. E eu acredito nisso. Mas, ao mesmo tempo fiquei muito orgulhoso de estar naquele espaço e de ter essa oportunidade. E a reação da maioria da comunidade gay quando o filme foi lançado, eu tive esse tipo de – nós dois tivemos, todos no filme – tivemos esse sentimento avassalador de coração aberto e gratidão.”

E você conversa com outros atores sobre o medo de ser cancelado?

“Eu não converso com muitos outros atores. Acho que estamos vivendo em uma época em que as nuances não são tão apreciadas e provavelmente fica inflamado pelo fato de que não estamos juntos pessoalmente, nem cara a cara, onde muito mais é compreendido. Mas eu definitivamente estou por trás de todos os movimentos que aconteceram. Acho que estamos em uma transição massiva.”


Fonte: The Sunday Times Style
Tradução & Adaptação: Equipe Jake Gyllenhaal Brasil

Jake Gyllenhaal conversou com o El País sobre redescobrir o que importa de verdade, Donnie Darko, que conselho daria ao seu eu mais jovem e mais. Confira:

Jake Gyllenhaal está aprendendo a abraçar o momento. “A natureza sempre foi um lugar de descanso para mim e é cada vez mais”, afirma. “Antes da pandemia estive muito ocupado e não tinha tempo para me conectar com ela. Uma das coisas mais incríveis do último um ano e meio é que tem muito mais pássaro. Ou talvez agora eu presto mais atenção para ouvi-los. O que eu adoro na campanha de Luna Rossa Ocean é que invoca o poder da natureza e o respeito pela natureza”, fala sobre o novo perfume da Prada, Luna Rossa Ocean, Jake Gyllenhaal, em cuja campanha segura o leme do barco para enfrentar uma tempestade. O ator se propôs a fazer o mesmo na sua vida pessoal. Agora está, como o final do comercial, indo para o desconhecido: durante o último um ano e meio tem aproveitado para se reconectar com a natureza e consigo mesmo.

Jake Gyllenhaal foi pego pela pandemia em um momento chave de sua vida: havia decidido começar a se divertir com seu trabalho. Após o decepcionante Príncipe da Pérsia (Mike Newell, 2010), foi se deixando seduzir pelo método e pelos papéis encadeados pelos quais se submetia ao sofrimento físico, mental e emocional. Em questão de meses, perdeu 15 quilos para interpretar o repórter sociopata de O Abutre (Dan Gilroy, 2014), ele ganhou e acrescentou mais 15 de puro músculo para fazer o boxeador de Nocaute (Antoine Fuqua, 2015). Em três anos filmou oito filmes.

Mas depois de produzir e estrelar Stronger (David Gordon Green, 2017), inspirado na história real de um homem que perdeu as pernas no atentado da maratona de Boston em 2013, Gyllenhaal estava tão determinado a experimentar a realidade do seu personagem que percebeu que estava levando muito a sério. “Acho que fui longe demais, ao extremo”, refletiu ele em fevereiro de 2020. “Queria que o filme fosse excelente e fiz tudo o que pude para fazer justiça a história. Lutei muito para que as pessoas vissem, mas eu não tive a resposta que queria e depois me perguntei ‘Mas o que estou fazendo? Por que estou me esforçando tanto?’ Não posso fingir essas coisas. Nunca vou ser capaz de representar a experiência real. Alguém me disse que eu havia perdido a capacidade de imaginar, e que diabos é a interpretação sem imaginação? Foi assim que eu decidi começar a me divertir um pouco”. Sua primeira iniciativa foi organizar a cada domingo um almoço com seus amigos e sua família em sua casa: algo tão comum para qualquer pessoa era extraordinário para Jake Gyllenhaal.

O roteiro de Homem-Aranha: Longe de Casa (Jon Watts, 2019) veio a ele para esse novo estado mental. Sua amizade com o intérprete de Peter Parker, Tom Holland, e as demonstrações de afeto durante a promoção do blockbuster da Marvel causaram sensação na internet. Gyllenhaal até se atreveu a abrir uma conta no Instagram. “Agora os atores são obrigados a iniciar suas carreiras nas redes sociais. Eu não cresci com isso. Mas parecia incrível ver o Tom interagindo com seu público, eu aprendia com ele e pedia conselhos. O que eu gosto nele é que está decidido entender o ofício da interpretação. Acho que a profissão está cada vez mais perdida na busca por fama e celebridade. Eu sei que parte da insegurança de ser um ator envolve querer atenção, mas você precisa de uma caixa de ferramentas para seguir em frente. Comecei muito jovem e, embora você possa usar o instinto por um tempo, mais cedo ou mais tarde você precisa de um emprego”, explica.

Gyllenhaal debutou no cinema aos 10 anos, na comédia City Slickers (Ron Underwood, 1991), na qual resultou naturalmente para um filho de Hollywood cujos os padrinhos são Paul Newman e Jamie Lee Curtis. Os Gyllenhaal eram a aristocracia cultural em Los Angeles (alguém os definiu como os Kardashians intelectuais) tão rigorosos na formação acadêmica dos seus filhos Jake e Maggie que quando o menino teve a oportunidade de participar do filme da Disney The Mighty Ducks seus pais proibiram porque as filmagens o obrigaria a perder dois meses de escola. Quando tinha 13 anos, Jake celebrou seu Bar Mitzvah ajudando com um abrigo para moradores de rua.

Hoje ele é grato aos pais porque quando ele era criança eles se esforçaram para proteger uma sensibilidade especial, tão delicada que alguém uma vez lhe disse que era “um capacho”. Mas com a maturidade o ator endureceu e hoje reflete sobre certas qualidades que estava perdendo (“algo precioso que sumiu”) e nos anos que passou sendo uma pessoa “não resolvida” procurando coisas fora de si. Especificamente, buscando vivenciá-los por meio de seus personagens.

O ator reconheceu que durante muitos anos sua vida esteve guiada por sua ambição profissional. No ano passado, David Fincher, quem o dirigiu em Zodíaco de 2007, contou para o The New York Times que aquela filmagem coincidiu com o lançamentos de Gyllenhaal (com estreias consecutivas de A Prova, Soldado Anônimo e O Segredo de Brokeback Mountain) e que é impossível se concentrar para um papel de introspecção psicológica quando você tem um camarim cheio de pessoas falando com você “sobre sua próxima capa da GQ.”

Precisamente antes da pandemia, Gyllenhaal estava prestes a lançar um musical que reflete sobre a vida dos artistas, a fama e como a ambição excessiva pode obstruir a felicidade pessoal. O enredo de Sunday in the Park with George, um clássico da Broadway pelo qual Stephen Sondheim ganhou o Pulitzer em 1985, faz uma ligação de forma assombrosa com a vida de Gyllenhaal. Sua história se divide em dois atos. No primeiro, o pintor pontilhista George Seurat fica obcecado em criar sua obra-prima a ponto de deixar de lado completamente a sua vida pessoal. O segundo ato é protagonizado por um descendente de Seurat, também chamado George, que é um artista, tem prestígio e ganha muito dinheiro, mas não chega a ser um artista que transcende a passagem do tempo e das gerações. Finalmente, o segundo George entende, nas palavras de Gyllenhaal, que “sua melhor criação é sua vida pessoal”. Ele interpretou os dois personagens.

Cada noite, durante os ensaios, o ator viajava de George em George e talvez sentisse um paralelo com sua própria jornada: depois de muitos anos priorizando seu trabalho sobre sua vida pessoal, Gyllenhaal também acabou entendendo que sua melhor criação é sua vida pessoal. “Acredito que minhas prioridades mudaram em muitos sentidos. Se eu não tivesse feito, teria um problema sério”, confessa. “Grande parte da minha vida foi dedicada ao trabalho contínuo e em parte isso veio do medo de ficar sozinho comigo mesmo. É verdade que parte do meu trabalho tem sido explorar diferentes aspectos de mim mesmo, mas é menos arriscado [explorar a si mesmo] através do trabalho do que fazê-lo em minha vida pessoal”.

Uma das explorações girou em torno da masculinidade. O ator explicou que, como parte dessa investigação, passou a abordar personagens de virilidade extrema e estereotipada. “Passei anos tentando entender o que é [masculinidade]”, contou ele no ano passado. “Filme após filme, experiência após experiência, chegando a certos extremos como: ‘É no plano físico? É um homem com uma arma? É um homem que entra em um ringue de boxe? É um homem que se apaixona por outro homem?”. Agora ele parece decidido a transferir essa pesquisa para sua vida pessoal e deixar de fazer isso por meio de seus personagens. Deixar de, como ele mesmo disse, “se esconder” atrás desses personagens. “Esse último ano me obrigou a estar presente na minha própria vida e o que descobri é que as recompensas são muito maiores. E acho que passarei o resto da minha vida me dedicando mais a minha vida do que ao meu trabalho e isso provavelmente vai influenciar meu trabalho para melhor”, diz ele.

No começo do ano, o ator comemorou em seu Instagram o 20° aniversário do filme que o tornou um ator cult e uma estrela em ascenção, Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Gyllenhaal agradeceu a todas as pessoas que nas últimas duas décadas o pararam para perguntar “O que diabos Donnie Darko estava fazendo?” “O que Donnie disse a Roberta Sparrow [personagem do filme] segue sendo verdade”, concluiu. “Há muitas coisas que estão por vir que valem a pena”, mas com a sugestão de não olhar para frente, mas para trás, Gyllenhaal fica pensativo por vários segundos. O que você diria a si mesmo se pudesse dar algum conselho no primeiro dia de filmagem?

“Quando comecei essa experiência, estava em uma situação difícil”, ele finalmente começa, “eu era um garoto enfrentando suas próprias emoções e seus próprios problemas, e aquele personagem me permitiu expressar minha ansiedade e meu medo. Acho que eu diria ao meu eu mais jovem: ‘Vai ficar tudo bem. Você vai se sair bem. Não tem que interpretar tanto a si mesmo'”. Gyllenhaal ri com timidez diante dessa última revelação, como se estivesse surpreso ao escutá-la. Mas, longe de se limitar, ele continua seu diálogo imaginário consigo mesmo. “‘Você pode ser apenas você mesmo. Sei que não te deixo dormir a noite, sei que está assustado de muitas maneiras, mas vai ser ótimo para você…'”. De repente, ele para de falar e volta ao presente: “Eu mataria para poder falar com aquele garoto…Mas provavelmente ele não me escutaria”.


Fonte: El País
Tradução & Adaptação: Equipe Jake Gyllenhaal Brasil

Com The Guilty fazendo sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto neste sábado, 11 de setembro, Jake Gyllenhaal e Antoine Fuqua conversaram com o The Hollywood Reporter sobre trabalharem juntos novamente e por que a Netflix foi a escolha ideal para distribuição do filme. Confira:

Dias antes do início da produção em tempo real de The Guilty em novembro, o diretor Antoine Fuqua foi forçado a entrar em quarentena depois que um contato próximo testou positivo para COVID.

Ele acabou dirigindo o filme inteiro de uma van conectada ao set em Los Angeles a um quarteirão de distância. Munido de três monitores, um walkie talkie e seu telefone, Fuqua concluiu o filme, um remake do thriller dinamarquês de mesmo nome de 2018, em 11 dias.

“Meu dia mais memorável foi quando eu estava tendo [um eco] da minha própria voz no meu ouvido porque tínhamos seis atores no Zoom para uma tomada de 20 minutos de duração”, diz Gyllenhaal, que também produziu. “Não conseguimos decifrar essa reverberação da minha voz e estávamos ficando sem tempo. E fiz uma cena inteira com minha própria voz repetindo de volta para mim enquanto falava com cada ator. Quase não consigo assistir a essa cena do filme porque depois de 10 horas disso eu realmente cheguei mais perto do que nunca da insanidade.”

Enquanto Fuqua inicialmente entrava em pânico, ele rapidamente percebeu que Gyllenhaal estava conseguindo, apesar das dificuldades técnicas. “Ele teve que atuar com todos esses ecos e vozes diferentes em sua cabeça. Então, ele se concentrou e entregou. Enquanto eu o assistia eu falava, ‘É o que eu amo em Jake’. O foco é incrível.”

Jake, você adquiriu os direitos do filme dinamarquês em 2018. Qual foi o motivo por trás dessa mudança?

GYLLENHAAL: Inicialmente, senti que se traduzia muito bem no contexto americano – socialmente, politicamente. Dizia algo sobre os nossos sistemas. Eu pensei que seria uma conversa muito interessante, importante. Eu meio que senti em meus ossos. Eu comecei a gostar bastante dos monólogos ou espaços e como os criadores de histórias usam metade ou três quartos de sua imaginação ao invés de contar e te mostrar tudo.

O que fez vocês decidirem trabalharem juntos neste projeto?

GYLLENHAAL: Estávamos procurando algo para fazermos juntos desde Southpaw. E houve muitas vezes em que Antoine compartilhou algo comigo, ou eu compartilhei algo com ele, e simplesmente não parecia certo. Ele é um cineasta maravilhoso. Ele adora performance e como lidar com assuntos muito intensos. Ele realmente sabe como criar um suspense. E ele não tem medo dos lados mais sombrios da humanidade. Na verdade, acho que ele prospera nesses espaços. Então, para mim, parecia um encaixe perfeito. Além disso, o papel exigia uma intimidade com o cineasta. Que é o que temos.

FUQUA: O material falou comigo – o roteiro – quando ele me mandou, e conversamos sobre ele. Desde Southpaw, desenvolvemos uma amizade muito boa. Então, estamos sempre tentando encontrar um projeto que faça sentido e pelo qual ambos tenhamos paixão. E este, em particular, eu fiquei animado porque é focado em Joe, o personagem. Foi um desafio. E também senti que era algo que realmente destaca as habilidades de Jake – segurar a tela, segurar o público, estando tão focado nele apenas em cada quadro. Ele é tão talentoso. Foi uma grande oportunidade de fazermos isso juntos.

O que vocês lembram da primeira conversa que tiveram sobre o projeto?

FUQUA: Ele me ligou e disse: “Eu tenho um projeto que estou tentando tirar do papel há algum tempo. E pensando sobre, fez sentido que eu deveria falar com você.” E eu lembro de dizer: “Por que você não me ligou primeiro?” (risos) Mas eu estava ocupado fazendo outras coisas. E ele disse: “É algo que poderíamos fazer muito rápido”. E ele meio que me deu um breve resumo disso. Quase disse sim sem ler, porque pude perceber o quão apaixonado ele estava por esse projeto. E eu confio em seu gosto.

GYLLENHAAL: A primeira coisa que disse a ele foi: “Imagine esse filme sendo rodado em uma semana”, foi a única oportunidade que tive de conseguir um diretor do porte dele. Ambos gostamos de desafios. E eu sei que ele tem tempo e disponibilidade limitados. Eu estava realmente focado em moldar um thriller e divertir o público. E então ele começou a falar sobre o que estava por trás de tudo isso, meio que me forçando a voltar ao que havia me atraído para esse projeto em primeiro lugar, que era a questão da saúde mental e nossos problemas sistêmicos. Ele realmente queria fazer um filme que não apenas entretém, mas também entretenha essas ideias.

O que levou vocês a escolher a Netflix como distribuidora?

GYLLENHAAL: Estávamos conversando com compradores e eles [Netflix] forneceram uma perspectiva sobre o filme que eu senti que era a perspectiva certa. Este é um filme que eu sinto que vive lindamente nos cinemas, mas tem sua atenção quando você assiste na telinha. Sempre pensei nisso como alguém se deparando com o filme e dizendo: “OK, vou dar uma chance para esse aqui.” É o tipo de filme que, assim que você clica nele, acho que não há como você parar de assisti-lo. E, francamente, a parte decepcionante do streaming é que as pessoas têm a oportunidade de desligá-lo a qualquer momento. Então, achei um desafio fazer algo em que as pessoas precisarão assistir até o final para saber o que acontece. Além disso, acho eles [Netflix] maravilhosos. Já trabalhei com eles várias vezes e há muita liberdade criativa.

FUQUA: Netflix é um ótimo lugar para fazer filmes agora. Scott Stuber dá a você liberdade para fazer seu filme. Eles lêem o roteiro. Eles conversaram comigo e com Jake e basicamente disseram: “Vá em frente”. Tivemos conversas criativas sobre algumas coisas, mas não foi nada que interrompeu o fluxo de forma alguma. Acho ótimo porque você não está preocupado com a bilheteria do fim de semana nesse tipo de coisa. Você só sabe que todos ao redor do mundo podem assistir ao filme imediatamente. Tinha vontade de trabalhar com a Netflix. Este é meu primeiro projeto com eles. Espero fazer mais.

Jake, o que há de único em Antoine?

GYLLENHAAL: Ele é um visualista. Ele vem daquela escola de Propaganda [Filmes] de cineastas que vieram desse mundo com visuais profundos e um amor pelos clássicos e suas referências são sempre [Sidney] Lumet. Discutimos Lumet ao longo de todo o processo e desempenho. Quando estou com ele, ele me deixa liderar. Ele diz: “Estou trabalhando com você porque confio em você”. Quando ele trabalhou com Denzel [Washington], por exemplo, eu acho que ele… ele simplesmente ama o ator. Ele é um diretor de ator maravilhoso. E se você quiser isso, ele é o seu cara. Eu vou para qualquer lugar por ele.

Jake, descreva Antoine em três palavras.

GYLLENHAAL: Melhor. Voz. Do mundo. Ele realmente se entrega. Ele é profundamente carismático, amoroso e destemido. E bonito é um asterisco para o carismático.

Antoine, descreva Jake em três palavras.

FUQUA: Persistente, focado, apaixonado. E ele tem um belo cabelo comprido.

Jake, qual é o seu filme favorito do Antoine?

GYLLENHAAL: Dia de Treinamento.

Antoine, qual é sua performance favorita de Jake?

FUQUA: O Segredo de Brokeback Mountain. Ele é simplesmente admirável. Ele está fora de si mesmo e desempenhou um belo papel, e foi muito sincero e verdadeiro sobre tudo isso.

O que vocês irão fazer a seguir? Algum plano de trabalharem juntos novamente?

FUQUA: Estou trabalhando em Emancipation com Will [Smith] e estou focado nisso agora. Nós fomos [atingidos] com o furacão Ida [em Nova Orleans]. Voltaremos na próxima semana ou duas, com sorte. Mas gostaria de fazer algo com Jake imediatamente.

GYLLENHAAL: Fiz Ambulance com Michael Bay. E agora, estou realmente focado na minha produtora e nos projetos que estamos desenvolvendo. Mas Antoine e eu estamos sempre buscando. Isso que é legal em relacionamentos assim. Eu sinto que agora eu sei quando ele vai começar alguma coisa.


Fonte: The Hollywood Reporter
Tradução & Adaptação: Equipe Jake Gyllenhaal Brasil

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, The Guilty foi exibido para os críticos durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto. Estrelado por Jake Gyllenhaal e dirigido por Antoine Fuqua, o filme é um remake do original dinamarquês lançado em 2018. Resumimos algumas das críticas já lançadas, confira:

The Guardian Talvez para compensar a falta de uma ação dramática convencional, existem várias cenas de Gyllenhaal atuando bem de perto, mas é um filme bem feito sobre um homem em um confessionário secular, um pecador forçado a ocupar o lugar de um padre.

The Hollywood Reporter Enquanto ambos Fuqua e seu protagonista de Nocaute são essencialmente dignos de cumprir a tarefa, eles deixam a desejar por um roteiro pesado de exposição que continuamente corta a crucial crescente tensão. O filme ainda oferece aos telespectadores da Netflix algo que passa longe da linha convencional, mas aqueles não familiarizados com o filme original brilhantemente realizado, só estarão tendo um gostinho diluído do que torna esse conceito tão estimulantemente efetivo. Já que o filme se passa em um único cenário, a energia do filme vem de cenas focadas diretamente no Gyllenhaal, capturando cada momento fervoroso de sua angústia palpável. Talvez, nesse caso, palpável demais. A coisa sobre esses close-ups extremos é que o mais leve levantar de sobrancelhas pode parecer como sendo exagerado, e tem momentos em que as coisas ameaçam chegar em um tom melodramático não intencional.

Screen Daily Jake Gyllenhaal atua de maneira pura no remake de Antonie Fuqua do thriller policial dinamarquês. Gyllenhaal consegue facilmente ser empático, mesmo que às vezes acabe promovendo exageradamente o pensamento cheio de pressão de seu personagem. Enquanto há prazer nessa intimidade em The Guilty, o remake em língua inglesa exagera ambos os conflitos internos de seu protagonista e a intensidade febril da história.

Variety Apesar de ser um remake quase que direto e com poucas mudanças, há um erro de cálculo no jeito que Gyllenhaal atua, bem diferente da energia “mantenha-se calmo e continue indo” da performance do Jakob Cedergren no filme original. Fuqua não mostra isso como sendo uma chamada típica de emergência, mas como se fosse uma emergência catastrófica de vida ou morte. Gyllenhaal é impressionante, mas The Guilty quase que certamente seria mais eficiente se ele tivesse diminuído a intensidade um pouquinho. Nós vemos Joe na tela e não pensamos “uau alguns policiais realmente levam seus trabalhos a sério”, mas sim “esse cara é maluco”.

The Wrap Composto por um elenco estelar que pode ser ouvido mais do que visto, o thriller se passa totalmente em dois cômodos e na maioria das vezes Gyllenhaal é o único na tela. Se é tenso, urgente e cheio de suspense, o que é, é tudo por causa do rosto e da voz desse ator. A carreira de Gyllenhaal recheada de personagens assombrados e selvagens o fazem ser a escolha ideal, garantindo que nunca esquecemos do peso que Joe carrega (o filme se chame The Guilty (O Culpado) por uma razão).

Deadline Gyllenhaal é o centro de tudo aqui e atrai a atenção do espectador enquanto seu personagem desesperadamente, com cada vez menos sucesso, tenta cobrir seus rastros. Como costuma acontecer com desfechos longos interrompidos, as revelações e cálculos finais são um pouco exaustivos, mas ocorrem rapidamente e não são nem um pouco exagerados. No final, The Guilty não é uma sessão agradável, mas se move com força e velocidade e realiza o que se propõe a fazer com um senso de estilo e propósito.

JoBlo O diálogo escrito por Nic Pizzolatto é mais naturalista do que você espera, dado seu pedigree em True Detective. Ele conhece bem o meio, e as trocas de Gyllenhaal com seus superiores e parceiro parecem autênticas e não excessivamente estilizadas. Para o visual do filme, Fuqua mantém a câmera posicionada em Gyllenhaal o tempo todo, chegando tão perto que você quase pode sentir a respiração do ator na tela. Um filme de um único personagem costuma ser difícil de tornar visualmente dinâmico, mas Fuqua e seu assistente de direção Max Makhani conseguem. Com apertados noventa minutos, The Guilty é imperdível assim que chegar à Netflix em 1º de outubro. O cenário às vezes claustrofóbico deve funcionar bem na tela pequena, e quem se considera um fã de Fuqua ou Gyllenhaal precisa dar uma olhada nisso.

IndieWire O filme carece de um pouco da tensão corajosa do original de Moller – ou, talvez, apenas pareça muito familiar para aqueles quem viu – mas o desempenho explosivo de Gyllenhaal o mantém atualizado e em movimento de maneiras diferentes.

Slash Film Aqui, Fuqua e companhia estão se apegando ao filme dinamarquês de 2018, e se você já viu aquele filme, você mais ou menos viu este também. O novo The Guilty desencadeia cenas tensas e claustrofóbicas da mesma maneira. Mas o que temos aqui também é algo com o brilho astuto de Hollywood. Ele está disposto a ir para os mesmos lugares sombrios do filme dinamarquês, mas não quer ficar nesses lugares por muito tempo. Até agora, Gyllenhaal se estabeleceu como um ator fascinante, especialmente quando começa a ficar estranho. Ele não entra nessa zona estranha aqui, mas ele traz um nível de fisicalidade e intensidade que mantém seus olhos grudados na tela. Mesmo que o ator passe uma grande parte de The Guilty sentado em uma mesa, ele está se movendo constantemente, seus músculos tensos, seus olhos correndo ao redor. Ele é como uma criança que não consegue ficar parada na sala de aula. Ele não é retratado como totalmente bom ou totalmente mau. A melhor descrição para ele provavelmente seria “desastre humano”, já que ele luta para fazer a coisa certa e, ao mesmo tempo, fazer tudo errado. Como uma vitrine para os talentos de Gyllenhaal, The Guilty é aceitável, mas não o suficiente.

Entertainment Weekly Gyllenhaal – que varia entre virtuoso, furioso e totalmente desequilibrado – rapidamente supera a lógica, seu personagem é tão extravagantemente tenso que você se pergunta se ele brigou com as próprias calças antes de vesti-las pela manhã. The Guilty, apesar de todo o seu excesso de olhos selvagens, encontra alguma propulsão de força bruta por um tempo, especialmente se você está assistindo pela primeira vez. Mas o filme parece confundir o minimalismo tenso do original com algo que precisa ser arrebatado e adrenalizado, um thriller em desfibrilador constante. Pule esse filme e vá diretamente para a Dinamarca.


Tradução & Adaptação: Equipe Jake Gyllenhaal Brasil

Estrelado por Jake Gyllenhaal, dirigido por Antoine Fuqua e com roteiro de Nic Pizzolatto (criador de True Detective), The Guilty, um remake em inglês do filme dinamarquês Den Skyldige de 2018, fará sua estreia amanhã, 11 de setembro, no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O site Deadline conversou com Jake e Antoine sobre os desafios enfrentados durante a gravação do filme. Confira:

No sábado à noite, o novo thriller, pulsante e fascinante da Netflix, The Guilty, terá sua estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto, exibido na sala de exibição do Princess of Wales Visa. O filme, um remake em inglês do filme dinamarquês Den Skyldige de 2018, estrelado por Jacob Cedergren, é dirigido por Antoine Fuqua e estrela Jake Gyllenhaal em uma performance de força total como um atendente de emergência trabalhando em Los Angeles .

O filme se passa em tempo real durante o curso de uma manhã em que o amargo e desanimado policial de Gyllenhaal, Joe Bayler, agora relegado a uma tarefa um tanto mundana de atender a várias ligações, se encontra em uma corrida contra o tempo para salvar uma interlocutora angustiada (Riley Keough ) andando em um carro no qual ela está sequestrada, embora pareça estar fingindo estar ligando para sua própria filha. Enquanto os incêndios florestais também estão ocorrendo nas telas da parede da central de atendimento de emergência de Los Angeles, Bayler tenta manter as linhas abertas e rastrear seus movimentos, mesmo quando seu próprio estado psicológico passado e demônios pessoais entram em ação, todos tentando salvar esta mulher.

Como no filme dinamarquês, que estreou inicialmente em Sundance (foi onde Gyllenhaal viu e decidiu que valeria a pena continuar como um remake americano), há um conjunto de vozes passando por seu fone de ouvido enquanto a história tensa se desenrola, e esse elenco também inclui Ethan Hawke, Peter Sarsgaard e Paul Dano. O criador de True Detective, Nic Pizzolatto, forneceu o roteiro, que Fuqua filmou em 11 dias durante a pandemia, um feito técnico que envolvia restrições de Covid, bem como algumas filmagens muito complicadas e habilidosas.

Embora nem Gyllenhaal nem Fuqua, que anteriormente trabalharam no filme Southpaw, possam estar em Toronto para a estreia, eles se juntaram a mim no início desta semana antes da estreia do TIFF para uma conversa sobre os desafios distintamente únicos de fazer o filme.

DEADLINE: Jake, tudo isso começou com você. O que o fez pensar que seria adequado uma versão americana?

JAKE GYLLENHAAL: Bem, eu tinha visto desde o Sundance 2018, e assim que vi, não sei exatamente. Eu não poderia dizer o porquê necessariamente, mas às vezes, você apenas tem esses sentimentos em seus ossos, e eu apenas senti que precisava ser transposto para um contexto americano. Eu apenas senti imediatamente como se ele falasse sobre muitas coisas que eu amo, ou que eu amei recentemente, sobre a narrativa que eu me encontrei no meio. Passei o último ano antes dessa pandemia mundial no palco e estava fazendo um monólogo, sabe, que era Off Broadway, e depois foi para a Broadway, e então, acho algo sobre a natureza dessas coisas que não são ditas, nossa percepção, nosso uso de nossa imaginação no cinema, e até onde você pode levar isso.

Fiquei tão seduzido por essa ideia, e adoro aquela forma de contar histórias em que você pode apenas subtrair três quartos do que estamos acostumados, porque somos um público que está tão acostumado a ver e ouvir de tudo, e eu pensei “essa é uma maneira tão interessante de contar histórias”. Mas também achei que colocar isso no contexto americano também seria muito interessante. Então, eu passei dois anos falando sobre e desenvolvendo, e então, eventualmente, quando estávamos em meio ao início da pandemia e todo mundo estava procurando por filmes para fazer que fossem contidos, isso se encaixou no projeto. Então, enviei-o a Antoine e, em um dia, ele disse que leu e disse que queria fazer.

DEADLINE: Mesmo que Antoine tenha tornado isso extremamente cinematográfico, há algumas maneiras de ver isso funcionando como uma peça também. Você já considerou isso como um veículo de palco, uma vez que é basicamente um show one-man ou sempre foi um filme em sua mente?

GYLLENHAAL: Sim. Acho que sim, porque no palco você não consegue chegar perto. Quero dizer, isso é uma coisa boa e infeliz sobre uma performance teatral. O Antoine pode falar sobre isso, obviamente, também, mas acho que a gente tem uma relação muito íntima, e acho, teve momentos nisso, nesse processo, onde a câmera estava, dependendo da lente, ele estava usando as três câmeras operando ao mesmo tempo a centímetros do meu rosto. Então, embora ele seja reproduzido, e nós o tenhamos filmado em longas seções, cortamos o filme em cinco atos e gravamos 20 páginas por dia. Filmamos o filme em 11 dias. Então nós tocamos como certas seções, como se você estivesse fazendo uma cena extraordinariamente longa para um filme ou uma cena extraordinariamente curta para uma peça, mas nós a cortamos em sequências de 20 páginas.

DEADLINE: Antoine, você é conhecido por fazer muitos filmes de ação e projetos em grande escala, mas este, embora seja tão excêntrico quanto qualquer um deles, também tem uma verdadeira intimidade. O que te fez dizer sim tão rápido?

ANTOINE FUQUA: A primeira coisa foi Jake. Eu estava trabalhando com Jake novamente, mas quando li o material, parecia falar de todas as questões de hoje aqui na América de muitas maneiras diferentes, mas não da maneira óbvia também. Achei isso interessante, e então, fazer algo tão intenso e tentar segurar o público com essas coisas contraditórias que estavam acontecendo foi emocionante tentar realizar.

É um grande filme de suspense e ver se podemos segurar as cartas tanto quanto podemos sem dar nada ao público, apenas o suficiente, e ver se podemos manter esse tipo de intensidade e esse tipo de inclinação de um público que faria exigências. Como Jake disse, você não pode chegar perto em uma peça no palco, e eu diria a Jake no início que eu apenas teria a câmera presa a ele como um inseto irritante. Isso vai grudar nele, e ele não poderia ir a lugar nenhum porque isso fazia parte da história, certo, que ele teria que ficar em um lugar, e mesmo quando ele se levantou e foi até o bebedouro, seguiu ele em todos os lugares.

Então, a ideia de mostrar que ele estava preso de alguma forma foi intrigante de fazer e resolver com Jake, e fazer com que ele fizesse tomadas de 20, 30 minutos. Agora, temos 20 minutos na página, mas lembre-se, temos tantos problemas técnicos diferentes acontecendo, que às vezes durava 30, 40 minutos, e ele teria que repetir algo porque eu diria, Jake, volte para a outra pessoa. Então ele teria que fazer uma pausa, repensar seus pensamentos, e isso é divertido para mim assistir. Era incrível, e ele pulava ali, então às vezes não durava apenas 20 minutos, mas cerca de 30 ou 40 minutos que ele tinha que ficar, e sem um corte.

DEADLINE: Isso o deixou nervoso, Jake? Um movimento em falso e você tem que começar tudo de novo?

GYLLENHAAL: Não. Eu acho que se você tiver sorte o suficiente para fazer isso por muito tempo, e sua alegria é o desafio, então você se dá mais desafios. A repetição de uma voz, aquela repetição que estava acontecendo, que aconteceu comigo uma vez por meio dia, e sabendo que tínhamos pouco tempo para gravar o filme, e tínhamos um bloqueio iminente em Los Angeles quando estávamos filmando todos os dias; nunca sabíamos se eles iriam nos ligar e dizer: “Estamos desligando você”.

Nunca soubemos se haveria um caso positivo da Covid e seríamos encerrados e, portanto, tínhamos 11 dias muito curtos para gravar um filme e tínhamos uma quarentena de 12 dias (se tivéssemos que encerrar) Então, não importa o que acontecesse, teríamos que fazer uma grande pausa e voltar. Não foi… tão assustador quanto momentos foram para a saúde real de todos ao redor, eu prospero nesses momentos. Eu gosto deles. Eu sei que existem razões para eles. Não há razão para lutar contra eles, porque o que estamos fazendo quando fazemos isso? Temos um ótimo trabalho, número um, mas também, sempre vai lhe dar algo. Então, eu acho que estou muito acostumado, particularmente em uma longa corrida no palco ou algo assim, você se deleita com os momentos que se tornam atípicos. Eu amo os momentos aleatórios que são os erros em uma performance teatral, e cresci, ao longo dos anos, adoro esses momentos quando você está fazendo um filme.

DEADLINE: Antoine foi influenciado pelo filme original dinamarquês? Você ao menos assistiu quando soube que iria dirigir o remake?

FUQUA: Jake mudou de assunto depois que eu liguei para ele de volta, não sei, por um tempo no telefone, algo da revisão que você viu [no filme] é sobre o que conversamos. Aí eu vi o original, que é fantástico, aliás, e aí, você olha aquilo e Gustav [Moller] fez um trabalho incrível, e eu só estava pensando que não sei se posso refazer esse filme, sabe? Foi tão bom, mas havia tantas coisas acontecendo em nosso mundo, nesta parte do mundo que fazia sentido, e então, certas escolhas que eu e Jake fizemos juntos. Eu meio que disse que todo diretor, todo mundo tem sua própria linguagem e seu próprio estilo de coisas. Gustav certamente traçou um ótimo projeto, e então eu simplesmente tive todo um conceito de mitologia grega que comecei a jogar em Jake, que provavelmente pensa que eu sou um lunático na metade do tempo, mas eu sempre o vi como no Inferno de Dante (com os fogos acesos telas constantemente enfurecidas).

Então, a questão era, ele está no purgatório e é tudo sobre o que acontece no purgatório, redenção ou não, ou quaisquer escolhas. Então, havia esse tipo de outra camada da qual falamos, mesmo quando ele está tremendo e está com frio. Sabe, quando você está morrendo, as pessoas dizem que está frio, certo? Então, às vezes a culpa é como uma forma de morrer, certo? Isso corrói você pouco a pouco. Então, havia todas essas pequenas coisas que Jake e eu conversamos, e nós entramos em uma profunda toca de coelho, mas no final das contas, quando colocamos fogo em LA, o Inferno de Dante, como se ele estivesse no inferno… tudo isso começa a afetar a [nova] visão disso.

DEADLINE: Jake, quanta pesquisa você fez com pessoas reais fazendo este trabalho em centros de emergência?

GYLLENHAAL: Bem, eu acho que a natureza de estar dentro dessas emergências, estar com operadores de emergência, com certeza fiz minha pesquisa dentro desse espaço. Mas a originalidade desse personagem é que ele está fora do lugar, então eu não queria estar no mesmo ritmo que você estaria se tivesse isso como um trabalho diariamente. O que eu gosto sobre ele como personagem é que ele está meio fora do ritmo de como ele até faz as perguntas (para quem liga). A natureza deles… (é) não o que você recebe de uma operadora de 911. Eles podem implicar coisas, mas nunca vão dizer isso. Estar dentro desse espaço é muito importante, mas também acho que estar dentro desse espaço como um socorrista, que tive a honra de interpretar uma série de socorristas … Tenho vários deles que são meus amigos como resultado de todas as pesquisas que fiz, e eles também foram nossos conselheiros. Então, é meio enigmática a coisa toda, todos aqueles relacionamentos que tive ao longo dos anos, mas acho que era muito importante que ele estivesse fora do lugar.

DEADLINE: Você também é o produtor do filme. Como você montou esse impressionante elenco e como funcionou em termos de produzir e atuar ao lado deles, por assim dizer?

GYLLENHAAL: Bem, Antoine pode falar sobre isso. Basicamente, a natureza de quem ele era, quando eu dei para Antoine, eu disse, vamos filmar isso em um período de tempo muito curto. Essa é a única maneira de conseguir um diretor como Antoine, para fazê-lo rodar este filme em 11 dias, e então, continuar com as outras coisas que eles estavam planejando fazer, mas nós ligamos. Acabamos de ligar para pessoas que conhecíamos e pedir favores. Antoine ligou para Ethan (Hawke), e ele pode falar sobre isso. Eu vou primeiro com a família. Então, procurei meu cunhado (Peter Sarsgaard) e, obviamente, Antoine o conhece por trabalhar no filme que fizeram juntos. Então, nós tivemos todos esses relacionamentos e apenas dissemos, ‘você vai fazer isso?’ Eu me lembro que houve um momento em que eu disse a você, Antoine, eu estava, tipo, ‘liga para o Ethan’, e você estava, tipo, ‘ok’, e então ele disse que faria isso. Eu estava, tipo, ‘sim’. Quando você recebe uma ligação de Antoine Fuqua, você fica ‘certo’, sabe?

DEADLINE: Os aspectos técnicos de fazer isso em tão pouco tempo devem ser enormes, e você não estava necessariamente nem no set com Jake, certo?

FUQUA: Sim. Bem, tecnicamente, tudo era complicado. Para começar, foi realmente complicado por causa do COVID. Isso é realmente o que era, e fui exposto a alguém com teste positivo, mas o meu deu negativo. Então, eu tive que entrar em quarentena, e isso estava ameaçando as datas das filmagens. Tínhamos uma janela curta, mas era no auge do COVID. Então, conforme começamos, tivemos que encontrar maneiras de manter essa coisa funcionando e ainda fazer o trabalho da maneira certa. Eu consegui, felizmente antes do teste COVID, ir ao set com os designers de produção e Jake, e conversamos sobre todas as coisas diferentes enquanto caminhávamos. Mas então, uma vez que eu tive que entrar em lockdown, nós, em um fim de semana, surgimos com uma van chamada van colorida que tinha monitores e todo o sistema dentro. É normalmente usado para fotografia, e pedi ao cara que viesse à minha casa e testasse… e houve uma série de falhas e ficamos, tipo, ‘Oh, meu Deus’, e acho que foi meu segundo AD que teve a ideia de talvez operar um hardwire… a van era como um jato e tinha todos esses monitores e outras coisas, e funcionou quando fizemos um hardwire. Ia da van até o set de filmagem. Então, literalmente, bem na lateral do set, na rua do lado, estacionada com dois carros bloqueando na minha frente e atrás de mim, para que ninguém pudesse passar por mim, e com um amigo Navy SEAL se certificando de que ninguém estava nem mesmo na área ao meu redor. Então, criamos este dispositivo para som depois de dar conta da imagem.

Há uma caixa que teve que ser enviada para todo o mundo porque os atores estavam em toda parte. Nova York, Londres, Nova Zelândia, eu acho. Eles estavam em toda parte, e de alguma forma tentamos dar a eles este dispositivo, para que gravassem sua performance, para que pudéssemos ter uma performance limpa, e Ed Novick, que era o cara do meu telefone, veio com outra maneira, porque não estava funcionando. Jake tinha cerca de, eu não sei, cinco vozes em sua cabeça porque no meu computador ao meu lado eu tinha todo mundo no Zoom. Eu poderia dar a todos os atores uma espécie de dica, e poderia vê-los sentados na sala de estar segurando seus bebês, tipo, todos os tipos de coisas. As pessoas estão em casa. Eles estão sentados. Eles estão, tipo, fazendo suas coisas com o bebê, mas eu podia ver todos eles, mas sempre havia um atraso. Então, Jake, pelo primeiro, eu acho, um ou dois dias, ele teve muitas vozes em seu ouvido. Então, Ed Novick, que eu acho que é muito mais inteligente do que eu, tecnicamente com essas coisas quando se trata de som, ele veio com uma maneira de deixar tudo limpo no set porque, literalmente, Jake estava ouvindo sua própria voz também. Então, ele estava atuando, ouvindo sua própria voz, e então, quando outro ator chegava, a voz deles estava dobrando, e então, minha voz às vezes, e lembre-se, esse filme era para ouvir, certo?

Então, tivemos que resolver esse problema, o que fizemos, do qual estou muito orgulhoso. Ed descobriu isso. Nós descobrimos o hardwire para meu segundo cameraman, meu extrator de foco, na verdade. Nós descobrimos isso, e então, uma vez que descobrimos, então eu tenho uma câmera espiã no set, para que eu pudesse ver minha equipe e falar com meu DP e tudo mais. Então, eu tinha meu telefone para mim e Jake para conversas privadas. Eu tinha dois walkie-talkies. Era literalmente como um centro de comando, e o que foi interessante é que, no final, eu não poderia ter ido ao set e Jake viria falar comigo da parede. Ele subia na escada e, literalmente, falava comigo lá embaixo na rua. É assim que nos comunicaríamos, ou teríamos que enviar mensagens de texto ou ligar no telefone quando fosse privado, mas o interessante foi, eu comecei a perceber, essa era uma oportunidade incrível de fazer isso porque o filme em si era sobre um cara que não pode ir a lugar nenhum. Então, eu mesmo estava na mesma situação que Joe e estava preso nesta van, certo, e foi frustrante, mas eu estava tão sintonizado porque estava sozinho comigo, acho que um grande monitor que foi dividido em três câmeras diferentes, além do zoom de todos os atores. Então, eu tinha tudo isso acontecendo, mas comecei a perceber que Jake e eu estávamos sempre em sincronia. Isso foi uma coisa interessante porque eu estava realmente em sintonia com ele fisicamente. Eu não poderia ir a lugar nenhum. Eu não tive permissão para sair da van, certo. Então, eu estava sentado lá experimentando isso com ele dessa forma.

DEADLINE: O filme é tão tenso. Você pode falar sobre o processo de edição?

FUQUA: Em primeiro lugar, tivemos um ótimo editor, Jason Ballantine. Conversamos muito sobre isso antes do início, na medida em que eu colocaria a câmera no lugar, para que ela não se movesse às vezes por uma boa parte do filme no começo. A câmera ficava presa lá e eu filmava as coisas dessa maneira, e conversamos muito sobre isso, e eu não iria realmente entrar em grandes close-ups até mais tarde, mas apenas meio que me aproximava dele assim na medida que a história ia ficando mais intensa. Mas Jason foi incrível. Ele teve muito a ver com isso, também, criativamente. Ele tinha instintos muito bons e acho que faz uma grande diferença com os thrillers de suspense, porque talvez seja apenas uma linha ou um comportamento que pode revelar a diferença, ou pode, no nosso caso, revelar certas coisas, e assim, e ele foi muito inteligente sobre certas escolhas que faria e mostraria a mim e a Jake, e discutiríamos isso, e ele confirmaria alguns de seus pensamentos e quando ambos conversamos sobre isso achávamos que talvez ele estivesse certo. Esses caras trazem muito para a mesa também, como editores. Então, eu acho que ele teve muito a ver com isso também.

DEADLINE: Como fazer esse filme com tantos desafios únicos foi diferente dos outros filmes que você já fez?

GYLLENHAAL: Acho que toda a equipe ficou muito grata por poder fazer um filme naquela época, e conforme lentamente rastejamos de volta e começamos a entender todos os nossos sistemas de uma maneira diferente, estávamos no início daquela época, e nós estávamos realmente gratos. Talvez seja a época que estou da minha vida. Talvez seja o fato de que todos nós passamos por tantas coisas que são muito mais importantes do que fazer filmes. O que me fez perceber é que o que fazemos é importante, e é, não vou dizer essencial, mas quero dizer, tirou todo o tipo de pressão maravilhosa do que temos feito por tanto tempo . Parecia diferente, sim, porque estávamos no meio de algo que eu nunca tinha experimentado… Trabalhar com Antoine, ser nosso segundo filme juntos, confiar nele tão inerentemente, amá-lo, ele me amar, sabendo que mesmo que não estivéssemos no mesmo lugar, era exatamente o que você deseja quando trabalha com alguém. Você quer essa confiança. Você quer sentir que eles vão checar como você está, e você vai checar como eles estão, e eles vão cuidar de você, e você vai cuidar deles, e foi isso que eu senti. Então, foi uma extensão de um relacionamento que tínhamos construído cinco anos antes em Southpaw, e continua até hoje, e isso me faz perceber, que no negócio em que atuamos, trata-se de relacionamentos e não apenas de enviar flores um ao outro , mas passar pela experiência com amigos, e foi isso que aconteceu aqui.

The Guilty estreia no sábado, 11 de setembro, no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ele abrirá em alguns cinemas em 24 de setembro e começará a ser transmitido na Netflix em 1º de outubro.


Fonte: DEADLINE
Tradução & Adaptação: Equipe Jake Gyllenhaal Brasil

Jake Gyllenhaal e o diretor Antoine Fuqua conversaram com a Entertainment Weekly sobre o filme The Guilty e os desafios de gravar durante a pandemia.

A partir do momento em que o ator indicado ao Oscar viu o original dinamarquês com o mesmo nome no Sundance em 2018, ele “simplesmente senti em meus ossos” que o “intenso thriller psicológico” se traduziria em um contexto americano. Jake Gyllenhaal rapidamente adquiriu os direitos, recrutando o criador de True Detective, Nic Pizzolatto como roteirista e Antoine Fuqua, com quem ele já havia colaborado no drama de boxe de 2015 Southpaw, como diretor. E então veio a pandemia do COVID-19 e o subsequente fechamento de Hollywood – mas Gyllenhaal logo percebeu que ele realmente tinha o filme ideal para ser feito durante essa época única. The Guilty se passa em um dia inteiro em um call center 911 e apresenta o personagem principal, Joe Bayler, um policial rebaixado que se tornou operador (interpretado por Gyllenhaal), interagindo principalmente com um banco profundo de atores reconhecíveis que ele e o público ouvem mas nunca vê.

Então, apenas 48 horas antes do início das filmagens de 11 dias, um contato próximo de Fuqua testou positivo para o Corona vírus, colocando o cineasta em quarentena e o projeto à beira de nunca acontecer.

“O que parecia vantajoso na época acabou sendo meio que uma maldição,” Gyllenhaal conta a EW sobre a gravação no final de 2020 que já estava em perigo devido ao aumento no número de casos de COVID. “Eles falavam sobre fechar Los Angeles quase todos os dias. Então, porque Antoine em seguida testou negativo vários dias depois, nós decidimos pegar uma van montada com telas e estacionar ele a uma quadra de distância, conectada até o estúdio em que estávamos gravando. A gente se ligava por FaceTime depois dessas cenas que duravam 25 minutos. Ele me dava direções, eu as seguia, fazíamos outra tomada. Nunca nos vimos pessoalmente durante toda a gravação.”

Gyllenhaal diz que o amor que ele e Fuqua construíram em Southpaw é a razão pela qual eles foram capazes de trabalhar em circunstâncias tão inusitadas: “Por causa da nossa amizade e porque eu confio muito nele, eu iria a qualquer lugar por ele. Eu simplesmente sei, de alguma forma, que quando somos desafiados, Antoine e eu sempre melhoramos.”

De sua parte, Fuqua considerou uma experiência “emocionante”. “Eu precisava ter olhos no set [e] em nossas câmeras principais, e uma maneira de me comunicar com meus atores foi via Zoom e telefone, quando precisava ser privado,” o diretor de Training Day e Equalizer compartilha com o EW por e-mail. “Jake e eu só nos veríamos pessoalmente por trás da parede do estúdio. Jake subia em uma escada e eu abria a porta da minha van e nos comunicávamos. Definitivamente, perdi o contato próximo com minha equipe, mas todos colaboraram e encontramos uma maneira”.

Embora Gyllenhaal não pudesse ter previsto a perda de última hora de seu confidente e parceiro, ele sabia que não iria trabalhar cara a cara com a maioria de seus talentosos coadjuvantes. Gyllenhaal aparece em quase todos os quadros do filme, enquanto Joe tenta salvar um visitante em grave perigo, apenas para logo descobrir que enfrentar sua própria verdade é a única saída. Normalmente mencionamos a lista de vozes que entram e saem do filme, mas Gyllenhaal acredita que “parte da diversão são as pessoas tentando adivinhar quem são os atores”. O oposto de agradável para Gyllenhaal, ou para todos nós nos primeiros dias da pandemia, foram os problemas relacionados ao Zoom que a produção encontrou ao conectar o elenco.

“Havia um computador e ele estava em uma gaveta ao meu lado, mas eu não tinha controle sobre ele”, explica Gyllenhaal, que agiu por meio da perda de sinal, ecos… “Essa gaveta é a gaveta de som e também foi a primeira gaveta do nosso assistente de direção. Então ele a abria, falava com os atores e os preparava, fechava o computador pela metade, fechava a gaveta e ia para um outro monitor onde ele poderia sinalizá-los. E apenas de vez em quando, eu olhava para a direita e podia ver esses 12 quadrados de pessoas em seus closets, em uma cama, alguém em sua sala de estar, alguém literalmente enfiado entre travesseiros para tentar obter o som certo. [risos] Foi muito divertido – fora o quão intenso foi como filme.”

Fuqua acrescenta: “Assistir Jake realizar seu desempenho foi difícil da melhor maneira. Atuar também é ouvir, mas as dificuldades de ter que atuar sob COVID e os desafios técnicos foram um desafio que Jake lidou lindamente.”

Quando se trata de falar diretamente sobre o que acontece na tela, Gyllenhaal é muito mais cauteloso no que compartilha, esperando que consiga passar pela entrevista sem revelar muito. “Nada é o que parece”, ele brinca depois de fazer uma pausa para contemplar. “Joe realmente não gosta de seu trabalho, mas, no final, o que ele percebe é que, para resolver este caso, ele tem que enfrentar uma verdade dentro de si mesmo. Eu adoro personagens que são pontos de interrogação e, em muitas maneiras, ele é o ponto de interrogação final.”

The Guilty estará disponível mundialmente na Netflix em 1 de outubro. Confira as primeiras stills do filme em nossa galeria:


Fonte: Entertainment Weekly
Tradução & Adaptação: Equipe Jake Gyllenhaal Brasil